Resumo

Problemas podem ser verificados em Cursos - de Graduação de Educação Física, predominantemente relacionados à absorção de pessoal qualificado pelo mercado de; trabalhoe a. inexistência de um sistema de avaliação através dos egressos. Atualmente observa-se a penetração de habilitações concorrentes no mercado, a nivel de 2º grau, ex-atletas profissionais, egressos de escolas militares (todos protegidos pela legislação) e ex-praticantes de atividades desportivas, sem habilitações  que estreita o espaço de ação dos graduados. Tal ação é efetuada tanto em escolas quanto em clubes, academias, clínicas e em atividades sócio culturais. Que tipo de profissional queremos formar? Aquele que participe de uma disputa por vezes até desleal, ou o que pretenda questionar, agir, reagir, transformar a realidade? Se escolhermos primeira proposição, necessitaremos recorrer auma solução a curto prazo, imediatista. Formaremos então especialista que atenderão às necessidades emergentes do momento, que poderão ser repelidos ou escassamente absorvidos pelo mercado de trabalho. Mas se adotarmos o pensamento de que "educar é perder as batalhar do imediato", deveremos recorrer à formação generallsta, que tanto possibilita a atuação do profissional para o momento quanto propicia condições de transformações da realidade. A formáção do profissional de Educação Física não pode ser restrita à simples opção: gemeralista ou especialista. Torna-se necessário que autoridades responsáveis por essa tomada de decisão tenham em mente que a função desse profissional é essencialmente docente, j que todos são e gressos de um curso de licenciatura plena e devem ser compreendidos como EDUCADORES, quaisquer que sejam suas atuações. 

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