Resumo

Este trabalho vincula-se à Linha de Pesquisa Políticas Educacionais, Gestão da Escola e Formação Docente e ao Grupo de Pesquisa Políticas Públicas e Gestão da Educação (GEPPE). O objeto de análise desta tese tem como foco um segmento específico da educação superior, o setor privado com fins lucrativos, tendo como parâmetro o Grupo Anhanguera Educacional. Esse grupo foi selecionado pelo fato de ser a primeira Instituição de Educação Superior (IES) privada com fins lucrativos a abrir seu capital na BM&FBovespa; ser eleita, 2010, líder em fusões e aquisições, tornando-se a maior IES privada da América Latina e por estar presente em Mato Grosso do Sul. O objetivo geral é analisar, a partir do movimento de fusão e aquisição (F&A), o modelo de gestão do Grupo Anhanguera Educacional, decorrente de sua entrada na BM&FBovespa, em 2007. Os objetivos específicos são: a) analisar as políticas públicas que viabilizaram a oligopolização da oferta da educação superior; b) descrever a trajetória do Grupo Anhanguera Educacional desde o início de suas atividades até se tornar um dos maiores oligopólios educacionais e por último, c) analisar o modelo de gestão do Grupo Anhanguera: exigências e estratégias necessárias para a inserção e permanência lucrativa no mercado de capitais. A delimitação desta pesquisa compreende os anos de 2007 a 2012. Para a escolha do ano de 2007 considerou-se o fato de ter sido a partir deste ano que as instituições de educação superior privada, com fins lucrativos, abriram seu capital, promovendo o processo de F&A e consolidando a formação dos grandes oligopólios da educação superior privada. O fechamento do período desta pesquisa, no ano de 2012, deve-se ao fato de ter sido o último ano do Grupo Anhanguera como empresa adquirente de outras IES, em função da sua fusão com o grupo Kroton. O método é fundamentado no materialismo histórico dialético e o procedimento metodológico, em um primeiro momento, utilizou-se a pesquisa exploratória, com o levantamento dos documentos produzidos e veiculados pelo Grupo Anhanguera Educacional, seguida da pesquisa bibliográfica em livros, teses, dissertações, artigos científicos relacionados à temática proposta, além de revistas e jornais de circulação nacional e sites de empresas de consultoria do setor educacional. Em um terceiro momento a pesquisa voltou-se para a análise de documentos oficiais, pertinentes às políticas educacionais implantadas no Brasil. Por último, realizou-se entrevista, utilizando-se um roteiro de questões previamente estruturado, aplicado ao fundador e presidente do Conselho de Administração do Grupo Anhanguera Educacional, cujas informações foram utilizadas ao longo do corpo deste trabalho. A partir da compreensão do cenário da educação superior privado, com fins lucrativos, ressaltou-se que o resultado desta pesquisa apontou para um modelo de gestão gerencial oligopólico, como exigência do capital financeiro, guiado por estratégias racionalizadora, reducionista, otimizadora e padronizadora, apontando como tendência a monopolização do setor, pelo próprio movimento de F&A observado nos últimos seis anos descritos nesta pesquisa. 

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