Resumo

Apresentação Ana Lúcia Goulart de Faria Educação Infantil no Brasil: Desafios colocados Angela M. Rabelo F. Barreto A educação infantil no Japão Tizuko Morchida Kishimoto A pré-escola sueca: A história de um sistema integrado de cuidado e educação Lenira Haddad e Jan-Erik Johansson Da escola materna à escola da infância: A pré-escola na Itália hoje Ana Lúcia Goulart de Faria Tradução das ¨Novas Orientações¨ por Carlo Alberto Dastoli -------------------------------------------------------------------------------- Educação Infantil no Brasil: Desafios Colocados* Angela M. Rabelo F. Barreto** Resumo: O artigo trata da política de Educação Infantil formulada pelo Ministério da Educação e do Desporto incorporando as orientações constitucionais. Faz uma breve descrição sobre a situação da área no País e aponta os grandes desafios: informações, proposta pedagógica, qualidade do atendimento, formação profissional, financiamento e integração das políticas. O texto também evidencia as ações mais recentes do MEC visando à implementação da Política. Palavras-chave: Educação infantil; política educacional; Brasil; creche; pré-escola. * As idéias contidas neste texto resultam da contribuição de várias pessoas que vêm, direta ou indiretamente, trabalhando com a Coordenação Geral de Educação Infantil do MEC (Coedi) nos últimos anos. Parte dessas idéias foram apresentadas na XLVII Reunião Anual da SBPC. Agradeço especialmente a leitura e os comentários de Rita de Cássia Coelho e da equipe da Coedi. ** Coordenadora Geral da Educação Infantil do MEC e professora do Instituto de Psicologia, da Universidade de Brasília. Voltar ao Sumário -------------------------------------------------------------------------------- A educação infantil no Japão Tizuko Morchida Kishimoto* Resumo: O texto situa a educação infantil no contexto sociocultural do Japão, analisando os valores assumidos pela educação japonesa, os objetivos da educação infantil e a importância do jogo nesse nível de ensino. Inclui, ainda, um histórico das orientações curriculares de creches e pré-escolas, as formas de capacitação de seus profissiionais e dados estatísticos sobre a situação de sua rede de ensino. * Chefe de Departamento de Metodologia de Ensino e Educação Comparada da Faculdade de Educação da Usp; coordenadora do Laboratório de Brinquedos e Materiais Pedagógicos e docente e pesquisadora na área da educação infantil. Voltar ao Sumário -------------------------------------------------------------------------------- A pré-escola sueca: A história de um sistema integrado de cuidado e educação* Lenira Haddad** Jan-Erik Johansoon*** Resumo: O artigo apresenta o sistema atual de cuidado e educação infantil na Suécia como resultado de uma integração bem-sucedida entre dois tipos tradicionais de atendimento à infância: a creche e o jardim-de-infância. Palavras-chave: Educação infantil; Suécia; política integrada; creche; jardim-de-infância; cuidado e educação. * Apresentado na IV Conferência Anual de Eecera sobre Qualidade da Educação Infantil. Gotemburgo, Suécia, um a três de setembro de 1994. ** Doutoranda na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Agradeço especialmente ao CNPq pela bolsa de doutoramento concedida no período de 1993/1994, durante minha estada na Suécia, e ao professor Lars Gunnarsson, pela orientação acadêmica oferecida. *** Departamento dde Educação da Universidade de Gotemburgo, Suécia. Voltar ao Sumário -------------------------------------------------------------------------------- Da escola maternal à escola da infância: A pré-escola na Itália hoje Ana Lúcia Goulart de Faria* Resumo: Este texto apresenta uma tradução para o português das Novas Orientações para apré-escola atualmente em vigor na Itália. Como introdução, apresenta um breve resumo das propostas italianas para a educação das crianças de três a seis anos desde o início do século. Palavras-chave: Pré-escola; Itália; escola da infância; "Novas Orientações"; política educacional. * Docente da Faculdade de Educação da Unicamp. Agradeço ao CNPq pela bolsa doutorado-sanduíche concedida em 1992 para meus estudos na Itália, e, as professoras Susanna Mantovani e Francesca Emiliane por terem em acompanhad