Grupo de Convivência Para Idosos: o Papel do Profissional de Educação Física e as Motivações Para Adesão à Prática de Atividade Física
Por Alisson Padilha de Lima (Autor), Rodrigo Britto Giacomazzi (Autor), Helenice de Moura Scortegagna (Autor), Marilene Rodrigues Portella (Autor).
Em Revista Brasileira de Ciências do Esporte v. 42, n 1, 2020. Da página 2018 a -
Resumo
Este estudo teve por objetivo identificar a percepção de idosos de um grupo de convivência acerca do papel do profissional de educação física e os motivos de adesão à prática de atividade física. Foram feitas entrevistas individuais com 14 idosos que praticam atividade física no grupo por no mínimo dois anos, foram analisados pela modalidade temática, identificou-se que os idosos outorgam ao professor um papel central no grupo, que se estende para além da competência técnica, ao compreendê-lo como: condutor do grupo, conhecedor dos idosos, promotor de saúde, articulador do grupo, educador, comunicador, mediador de conflitos. A relação estabelecida com o profissional de educação física pode influenciar na motivação que permeia a adesão dos idosos a prática de atividade física.