Resumo

A investigação tem como objetivo mapear os grupos de pesquisas sobre o lazer no Brasil e analisar o enfoque dado ao lazer das pessoas com deficiência na produção científica. Caracterizada como fase exploratória da tese de doutoramento do primeiro autor, o estudo se constituiu em pesquisa documental, com abordagem qualitativa e quantitativa. O objeto das análises foram os grupos de pesquisas sobre lazer cadastrados no Diretório dos Grupos de Pesquisas no Brasil e o Currículo Lattes dos líderes. Os resultados indicam a existência de 73 grupos de pesquisas específicos e 92 não específicos. Em relação ao perfil demográfico, tanto para os grupos específicos quanto para os não específicos, a maioria está localizada na região Sudeste; os líderes são doutores e estão vinculados a Universidades Públicas, têm a divulgação do conhecimento produzido predominantemente em periódicos e possuem experiência em orientações de iniciação científica e mestrado. Quanto aos enfoques dados aos estudos do lazer das pessoas com deficiência, apenas três grupos específicos e sete não específicos têm pelo menos uma linha de pesquisa que aborda esta problemática, condição que pode ter contribuído com a inexpressível quantidade de publicações (em periódicos e em livros) e orientações (iniciação científica, mestrado e doutorado) que abordem temáticas sobre o lazer desta população. Conclui-se que a produção do conhecimento em lazer se encontra centralizada, o que resulta em prejuízos ao desenvolvimento político e cultural das demais regiões e que as investigações sobre o lazer das pessoas com deficiência são raras e demandam maior investimento dos estudiosos do lazer.

Referências

ALVES, C. et al. Lazer e políticas públicas no setor governamental – análise da revista Licere. Revista Brasileira Ciências e Movimento, v. 19, n. 2, p. 78-89, 2011.

ALVES, C. et al. Lazer, políticas públicas não governamentais e estudos conceituais, na Revista Licere. Revista de Educação Física/UEM, v. 23, n. 2, p. 239-249, 2012.

AMARAL, S. C. F.; PEREIRA, A. P. C. Reflexões sobre a produção em políticas públicas de educação física, esporte e lazer. Revista Brasileira de Ciência e Esporte, v. 31, n. 1, p. 41- 56, 2009.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70 LDA, 2009.

BLASCOVI-ASSIS, S. M. Lazer para deficientes mentais. In: MARCELLINO, N. C. Lúdico, educação e educação física. 2. ed. Ijuí: Unijuí, 2003. p. 101-111.

BORGES, L. J. et al. Grupos de pesquisa sobre atividade física e envelhecimento no Brasil. Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde, v. 17, n. 2, p. 114-120, 2012.

Acessar