Resumo

A instituição de ensino Luis Ulpiano de la Torre Cotama, pela manhã, está localizada no cantão Otavalo, província de Imbabura, um lugar privilegiado para a prática de atividades esportivas em ambiente natural. A presente pesquisa propõe a realização de um Guia de atividades físicas complementares para a formação integral dos alunos incluindo uma metodologia ativa, facilitando experiências ao ar livre com fins educativos, onde os conteúdos são inovadores e motivam os alunos a buscarem novas emoções, além de despertar o interesse, trabalho em equipe e relacionamento com a comunidade por meio de abordagens participativas e cooperativas ativas. Neste artigo, foi desenvolvida uma metodologia mista, baseada em uma abordagem qualitativa, utilizando a pesquisa e a análise documental como ferramentas. Relativamente à metodologia quantitativa, ao tabular, através do programa estatístico SPSS, os resultados dos inquéritos realizados junto de 53 alunos que frequentavam o décimo ano do Ensino Básico Superior Geral. Como resultado, obteve-se afinidade e interesse pelas atividades esportivas na natureza. Da mesma forma, a atividade que mais chama a atenção dos alunos é o mountain bike, seguido de caminhadas e canoagem. Desta forma, dando importância à elaboração de um guia de atividades físicas complementares na natureza, permite a formação integral dos alunos em termos de lazer, saúde e contato com a natureza.

Referências

Ackerman, S.E., y Com, S.L. (2013). Metodología de la investigación. Ediciones del Aula Taller.

Alcaraz, C.P. (2016). Los Espacios para la enseñanza de las Actividades Físicas en el medio natural. Wanceulen Editorial SL.

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