Editora World Health Organization. None 2017. 72 páginas.

Sobre

Fundamentos
A epidemia global de obesidade infantil e adolescente afeta todas as regiões do mundo, incluindo países em que a subnutrição continua a ser comum. Em 2016, 155 milhões de crianças foram afetadas no desenvolvimento e 52 milhões de crianças foram devastadas enquanto 41 milhões de crianças tinham excesso de peso. O fato de estar abaixo do peso ou atrofiado está associado ao aumento da mortalidade e da morbidade infantil e ao desenvolvimento prejudicado da criança -- cerca de 20% das mortes de crianças ainda estão relacionadas à desnutrição. No entanto, o excesso de peso ou obesidade também têm implicações imediatas para a saúde física e mental para uma criança ou adolescente, e ambos são fatores de risco importantes para doenças cardiovasculares, diabetes e morte prematura em adultos. Paradoxalmente, uma história de baixo peso ao nascer ou baixo crescimento é um fator de risco para as crianças se tornarem com excesso de peso ou obesas e desenvolver doenças cardiovasculares ou diabetes na vida adulta. A presença de obesidade e baixo peso nas mesmas populações, comunidades e até mesmo famílias é comumente referida como a "dupla carga de desnutrição" e destaca as consequências para o curso de vida da nutrição das mulheres na gravidez e das crianças no início da vida com saúde e bem-estar mais tarde na vida.

1 Razão para o desenvolvimento da diretriz

A estratégia global da Organização Mundial de Saúde (OMS) para a alimentação de bebês e crianças aborda as necessidades de todas as crianças e os defensores dos profissionais de saúde a fim de fornecer aconselhamento alimentício eficaz que promova, proteja e apoie a alimentação adequada de crianças e bebês. Isto é especialmente relevante, dada a magnitude da epidemia de obesidade infantil e a sua relação com doenças adultas não transmissíveis; As ferramentas da OMS, portanto, precisam fornecer orientações relevantes para todo o espectro de prestadores de cuidados de saúde. Crianças com história de baixo peso ao nascer, falha de desenvolvimento e ganho de peso inadequado nos anos médios da idade infantil (pré-escola e escola) são conhecidas por estarem em maior risco de obesidade na vida adulta.
As recomendações relativas à prevenção ou ao tratamento da desnutrição moderada devem considerar as conseqüências a longo prazo da saúde das intervenções e não se concentrar apenas nos resultados a curto prazo. As diretrizes da OMS devem ser revisadas para garantir que as recomendações destinadas a mitigar os riscos de desnutrição moderada não aumentem inadvertidamente o risco de obesidade e doenças não transmissíveis na vida adulta.
O Gerenciamento Integrado da Doença Infantil (GIDI) da OMS fornece algoritmos clínicos que orientam os profissionais de saúde nas instituições de saúde primária, na avaliação e manejo de bebês e crianças que apresentam doenças, incluindo avaliação e classificação do estado nutricional. A orientação na GIDI sobre aconselhamento nutricional geralmente se concentrou na prevenção da desnutrição sem sobrepeso ou obesidade. No entanto, o escopo da GIDI está sendo revisado, no que diz respeito a uma abordagem mais completa e incluindo atividades de promoção da saúde. Dada a escala da epidemia global de obesidade infantil e a importância de melhorar o estado de saúde das crianças, é importante que a GIDI forneça orientação que contribua para o esforço global para acabar com a obesidade infantil. Este processo de orientação centrou-se na prevenção do sobrepeso e da obesidade nos estabelecimentos de cuidados de saúde primários onde a GIDI é implementada, incluindo as situações em que a subnutrição é prevalente. No entanto, as recomendações não são abrangentes no que diz respeito à gestão de crianças com desnutrição aguda ou atrofia, mas considerem apenas algumas intervenções específicas relacionadas à nutrição que podem aumentar ou mitigar o risco de resultados adversos para a saúde nessas crianças.
Esta orientação destina-se a ajudar os Estados-Membros e seus parceiros em seus esforços para tomar decisões fundamentadas em evidências sobre a avaliação e gestão de crianças nos centros de saúde primária, para prevenir o excesso de peso e a obesidade no contexto da dupla carga de desnutrição. Também apoiará seus esforços para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os objetivos globais estabelecidos pelo Plano de Implementação Integral sobre Nutrição Materna e Infantil, e a Estratégia Global para a Saúde das Mulheres, Crianças e Adolescentes 2016-2030. (Trad Renato Sabbatini)

Arquivo