Gymnastikhøjskolen I Ollerup, das Vivências Iniciais a Grande Performance: Um Relato de Experiência
Por Ana Paula Dias de Souza (Autor), Andrize Ramires Costa (Autor).
Resumo
Este estudo teve como objetivo descrever a vivência em um programa de mobilidade acadêmica viabilizado pela International Sport and Culture Association (ISCA). Trata-se de um relato de experiência na escola dinamarquesa de ginástica Gymnastikhøjskolen i Ollerup, em Ollerup, Dinamarca. O intercâmbio teve duração de seis meses no primeiro semestre de 2018, cuja programação incluiu a prática e a realização de performances de ginástica. Dentre aspectos do ensino holístico da escola e a importância da internacionalização para o método ginástico Dinamarquês de Niels Bukh, a vivência agregou na minha formação pessoal e profissional.
REFERÊNCIAS
BAGLEY, Sylvia S.; RUST, Val D. Community-based folk high schools in Norway, Sweden, and Denmark. In: Community college models. Springer, Dordrecht, 2009. p. 279-298.
BIANCONI, M. Lucia; CARUSO, Francisco. Educação não-formal. Ciência e cultura, v. 57, n. 4, p. 20-20, 2005.
BONDE, Hans. Nationalism in the age of extremes: taking danish gymnastics to the world. The International Journal of the History of Sport, v. 26, n. 10, p. 1414-1435, 2009.
BUENO, Thaís Franco. Ginástica de grande área: uma realidade possível no contexto escolar. 2004. 130f. Dissertação (Mestrado em Educação Física), Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2004.
CARBINATTO , Michele Viviane et al. Conhecimentos de Acadêmicos de Educação Física sobre a Ginástica a partir da Percepção de Docentes do Ensino Superior. Revista de Graduação USP, v. 2, n. 3, 2017.
CHRISTIANSEN, Lene Bull. 'Africa is a national cause': Race and nation in development aid communication--A Danish case study. Critical Race & Whiteness Studies, v. 11, n. 1, 2015.
EICHBERG, Henning. Song and movement: Danish experiences and educational challenges for Sport for all. In: Movement Recreation for All. Central Bookstore of Physical Culture, 2006. p. 47-60. Disponível em: Acesso em: 23 de março de 2020.
FÉDÉRATION INTERNATIONALE DE GYMNASTIQUE. Gymnastics For All Manual. 2019. Disponível em: . Acesso em: 19 fev. 2020.
ISCA. News. IYLE Turned 15. 2010. Disponível em: Acesso em: 30 de março de 2020.
KUNZ, Elenor. Transformação Didático-Pedagógica. Ijuí, RS: Editora Unijuí, 2004.
LAKATOS, Eva. M., MARCONI, M. A. Fundamentos de metodologia científica. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1991.
LANDESTURFEST. Übersichtsplan. Disponível em: . Acesso em: 12 de outubro de 2019.
LANGLADE, Alberto; LANGLADE, Nelly. R.; Teoria General de La Gimnasia. Buenos Aires, Argentina: Editorial Stadium, 1970.
MARCASSA, Luciana Pedrosa. Metodologia do ensino da ginástica: novos olhares, novas perspectivas. Pensar a Prática, v. 7, n. 2, p. 171-186, 2004.
OLLERUP INTAC. Tomorrow’s Sport Leaders: Academy of Physical Education Ollerup. Dinamarca: [s. n.], [2020]. 6 p. Disponível em: . Acesso em: 11 fev. 2020.
ORTIZ, Renato. A problemática cultural no mundo contemporâneo. Política & Sociedade, v. 16, n. 35, p. 17-66, 2017.
RILEY, Douglas R. Ollerup Gymnastics High School: A Modern Programme Built on the Spirit of the Past. Physical Educator, v. 41, n. 4, p. 179, 1984.
SANTOS, José Carlos Eustáquio; SANTOS, NGM dos. História da ginástica geral no Brasil. Jundiaí: Fontoura, 1999.
SOUZA, Elizabeth P. M. Ginástica Geral: uma área do conhecimento da Educação Física. 1997. Tese (Doutorado) - Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas.
THE ASSOCIATION OF FOLK HIGH SCOOL IN DENMARK (FFD). Danish Folk High School: Højskolerne. Copenhague: Dinamarca, 2019. Disponível em: https://www.danishfolkhighschools.com/media/23511/19-danishfolkhighschool-haefte-web.pdf. Acesso em: 16 fev. 2020.
WELCH, Lawrence S.; LUOSTARINEN, Reijo. Internationalization: Evolution of a concept. Journal of general management, v. 14, n. 2, p. 34-55, 1988.