Há efeito da idade relativa em nadadores do campeonato mundial de esportes aquáticos de Budapeste 2017?
Por Mário Augusto Silva Lemos (Autor), Everton Rocha Soares (Autor), Géssyca Tolomeu de Oliveira (Autor), Renato Melo Ferreira (Autor).
Em Revista de Educação Física - Centro de Capacitação Física do Exército v. 90, n 1, 2021.
Resumo
O efeito da idade relativa (EIR) pode ser entendido como a diferença na idade cronológica de indivíduos nascidos no mesmo ano de seleção, bem como pelas vantagens maturacionais em relação a seus pares nascidos no mesmo ano, o que parece favorecer o desempenho para determinadas categorias esportivas.
Objetivo: Verificar a presença do EIR em nadadores participantes do Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos Budapeste 2017.
Métodos: Estudo seccional retrospectivo, que utilizou dados secundários, do qual fizeram parte 983 atletas de natação. O critério de inclusão foi integrar os 30 melhores atletas de cada prova do campeonato mundial de 2017. Foi realizado o teste qui-quadrado com análise de proporção 2x2 com correção de Bonferroni entre cada quartil.
Resultados: Os resultados mostraram que não foi verificado EIR ao se analisar o sexo, porém observou-se tal efeito segundo tipos de prova (velocidade; p=0,02) e etapas da competição (eliminatória e semifinal; p=0,01).
Conclusão: Concluiu-se que houve EIR em nadadores de provas de velocidade e nos participantes das fases eliminatórias e semifinais. Sugere-se que outros estudos sejam desenvolvidos considerando os campeonatos subsequentes a fim de que esse efeito seja observado.