Resumo

As atividades do ser humano, em terra, são, basicamente, na posição vertical com os pés no solo, e/ou apoiados em estruturas sólidas. Por outro lado, na água, faz-se necessária uma nova posição de equilíbrio, a posição horizontal, que é dependente da habilidade de flutuação do indivíduo. A habilidade de flutuação é importante para o aprendizado e o desenvolvimento da técnica dos nados e pode ser alterada pela soma das experiências na natação em crianças. Assim, o objetivo foi verificar a correlação entre níveis da habilidade de flutuação, tempo de experiência na natação e variáveis antropométricas em crianças. Foram avaliadas 63 crianças de sete a treze anos de idade, divididos em dois grupos (masculino e feminino), sendo identificadas as variáveis de massa corporal, estatura, nível de experiência na natação e habilidade de flutuação. Foi utilizado para avaliar a habilidade de flutuação o teste que consiste no tempo de flutuação. As variáveis foram comparadas entre os grupos e foram testadas correlações. As variáveis de massa corporal, estatura, idade, tempo de experiência e de flutuação foram similares entre os grupos (p>0,05). Ainda, houve correlação significativa positiva entre as variáveis de idade e tempo de experiência. Portanto, o tempo de experiência na natação não interferiu na habilidade de flutuação de crianças. As variáveis antropométricas de estatura e massa corporal também não foram relevantes para uma melhor habilidade de flutuação de crianças. Percebe-se que crianças que estão em fase de aprendizagem em aulas de natação possuem valores similares de habilidade de flutuação independente do sexo.

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