Resumo

O objetivo do estudo foi levantar e validar as habilidades aquáticas essenciais à formação do professor de natação nos cursos de graduação em Educação Física do Rio de Janeiro, para subsidiar a proposta de avaliação do desempenho dos alunos. As informações provenientes: (a) da experiência profissional da autora do estudo; (b) da revisão da literatura; e (c) dos 11 professores universitários entrevistados e dos 115 alunos que responderam o questionário, como grupos de interesse, propiciaram o levantamento das três habilidades aquáticas. A validação de conteúdo dessas habilidades foi feita por um painel de seis juízes especialistas em natação. Os juízes determinaram três habilidades principais com subhabilidades e indicadores, que servirão para orientar os procedimentos de avaliação formativa e somativa do componente curricular natação. A proposta estabelece três fichas de avaliação formativa e três fichas de avaliação somativa, onde constará o desempenho do aluno observado pelo professor durante e ao final do processo ensino-aprendizagem. Estas fichas foram construídas baseadas na Teoria do Teste com Referência a Critério.

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