Habilidades de Coping em Atletas Escolares Brasileiros
Por Renato Miranda (Autor), Danilo Reis Coimbra (Autor), Márcio Vidigal Miranda Júnior (Autor), André Furiatti Russo (Autor), Alexandro Andrade (Autor), Maurício Bara Filho (Autor).
Em Caderno de Educação Física e Esporte v. 13, n 1, 2015. Da página 31 a 38
Resumo
O coping pode ser definido como a capacidade de gerenciar esforços cognitivos e comportamentais que estão constantemente modificando-se para administrar demandas psicofísicas específicas internas ou externas que excedem aos recursos do indivíduo. Esta habilidade é importante no desempenho de atletas, principalmente no esporte infanto-juvenil. O esporte competitivo escolar produz benefícios na saúde, sociais, acadêmicos e psicológicos para os jovens atletas. No entanto, ainda são escassos os estudos investigando o contexto do esporte competitivo escolar brasileiro. O objetivo do presente estudo foi analisar as habilidades de coping em atletas escolares brasileiros, comparando atletas do sexo masculino e feminino e atletas de nível competitivo local e nacional. A amostra foi composta de 105 atletas escolares de ambos os sexos (62,9% masculino) com idade foi de 16±0,9 anos e o tempo de prática de 4,7±2,5 anos de modalidades coletivas (voleibol, basquetebol, handebol e futsal). Foram selecionados 66 (62,9%) atletas da delegação Nacional e 39 (37,1%) da delegação Local. Para avaliar as habilidades de coping dos atletas escolares foi utilizado o questionário “Athletic Coping Skills Inventory-28BR.”A variável Coping Total foi analisada separadamente por meio de uma ANOVA 2x2. Os dados das habilidades específicas de coping foram analisados por meio de MANOVA de dois fatores “sexo” e “nível competitivo” (Nacional e Local) com os escores de Lidar com Adversidades, Melhor Desempenho sob Pressão, Preparação Mental/Metas, Concentração, Livre de Preocupação, Motivação/Confiança e Treinabilidade como variáveis dependentes. Houve diferença entre o sexo masculino e feminino no Coping Total, além das habilidades de Melhor Desempenho sob Pressão, Preparação Mental/Metas, Concentração e Motivação/Confiança. Entre os atletas de nível de desempenho Nacional e Local houve diferença nas habilidades de Melhor Desempenho sob Pressão e Motivação/Confiança. Treinadores e demais envolvidos no contexto do esporte escolar devem atentar para o desenvolvimento dessas habilidades de coping em seus atletas, a fim de que eles melhorem o desempenho e maximizem os benefícios que o esporte competitivo pode trazer para o jovem atleta escolar.