Habilidades de coping em jogadores de futebol de categoria de base
Por DR Almeida (Autor), VPN Miranda (Autor), DA Pires (Autor), EM Penna (Autor), MV Miranda Junior (Autor).
Resumo
O termo coping é utilizado para se referir a um conjunto de esforços cognitivos e comportamentais que os indivíduos utilizam para lidar com as demandas específicas que surgem em
situações estressantes.
OBJETIVO: Analisar as habilidades de coping em jogadores de futebol de base e comparar atletas de duas categorias (Sub-12 e Sub-13) e com níveis competitivos diferentes.
METODOLOGIA: Um total de 61 jogadores de futebol,excluindo-se os goleiros, do sexo masculino, pertencentes a uma equipe da cidade de Juiz de Fora/MG, com experiência mínima de um ano na
modalidade,de duas categorias: Sub-12 (n=32) e Sub-13 (n=29). Os dados foram coletados em uma única oportunidade, no meio da temporada (delineamento transversal). A coleta dos dados foi realizada pelos treinadores, no salão de eventos do clube, antes da sessão de treino. Foram utilizadosdois instrumentos: questionário de caracterização dos atletas; e o Athletic CopingSkills Inventory-28-ACSI-28̶ este instrumento possui 28 itens, com sete subescalas, cada uma composta por quatro itens, pontuados em uma escala (0= quase nunca, 1= às vezes, 2= frequentemente, 3= quase sempre), variando de 0 até 12 pontos. A soma de todas essas subescalas é denominada coping total (variando de 0 a 84pontos). As sete dimensõessão: lidar com adversidades; melhor desempenho sob pressão; preparação mental/metas; concentração; livre de preocupação; motivação/confiança;etreinabilidade. Inicialmente, realizou-se uma análise descritiva dos dados, por meio de medidas de tendência central: média e mediana; e medida de variabilidade: desvio-padrão. A distribuição normal dos dados foi comprovada pelo teste de Komolgorov-Smirnov, e, por fim, foi aplicado o teste t de amostras independentes, para analisar as diferenças entre os atletas de categorias e experiência competitivas diferentes. O nível de significância adotado foi de p<0,05.
RESULTADOS: Não foram encontradas diferenças significativas quando comparados os valores médios das sete habilidades, nem quando avaliado o coping total, entre as categorias, nem quando avaliados os
níveis competitivos. Os seguintes resultados foram obtidos comparando-se as habilidades de coping em cada categoria (Sub-12/Sub-13): lidar com adversidades: 8,16 (±1,68) /7,62 (±1,59), p=0,636; desempenho sob pressão: 7,38 (±2,21)/7,59 (±2,24), p= 0,918; preparação mental/metas: 7,91 (±1,63)/7,45 (±1,32), p= 0,205; concentração: 7,31 (±2,19)/7,59 (±1,78), p 0,155; livre de preocupação:
5,38 (±2,25)/5,10 (±2,24), p= 0,846; motivação/confiança: 10,72 (±1,70)/11,03 (±1,80), p= 0,306; treinabilidade: 5,19 (±1,33)/5,34 (±1,14), p= 0,354; e coping total: 52,03 (±7,00)/51,72 (±6,46), p= 0,587.
CONCLUSÃO: As habilidades de coping em jogadores de futebol de base avaliadas neste estudo foram:“lidar com adversidades”, “desempenho sob pressão”, “preparação mental/metas”, “concentração”, “livre de preocupação”, “motivação/confiança” e “treinabilidade”. Observou-se que não houve diferenças estatisticamente significativas na avaliação dessas habilidades comparando-se atletas das categorias Sub-12 e Sub-13. Também não foram observados resultados significativos quando comparados níveis competitivos diferentes, ou seja, as habilidades de coping foram semelhantes entre os atletas, independentemente se estes disputassem competições regionais ou nacionais.