Resumo

Este trabalho trás uma proposta considerável para as aulas de Educação Física ao ar livre, onde há a utilização do lúdico, o uso dessa ferramenta incentiva os alunos a praticarem exercícios ou esportes de maneira prazerosa e participativa. O motivo que levou a escolha do tema alicerça-se no uso lúdico como processo de construção de ensino da Educação Física para crianças na educação fundamental I, já que através da ludicidade pode-se desenvolver aspectos importantes da criança, promovendo dentre outros benéficos a socialização e o bem-estar. Para fundamentação dessa pesquisa tem-se como problema o seguinte questionamento: Qual a importância do lúdico para a aula de Educação Física ao ar livre no Ensino Fundamental I? A pesquisa terá como objetivo geral reconhecer a importância da atividade lúdica ao ar livre para crianças de Ensino Fundamental I. Através disto traremos como objetivos específicos: discutir quais atividades lúdicas trazem benefícios às crianças; identificar estratégias de ensino, que são utilizadas para facilitar a aprendizagem da Educação Física e elucidar os desafios técnicos e pedagógicos do professor de acrescentar o lúdico nas aulas de Educação Física ao ar livre. A pesquisa é de natureza exploratória e descritiva, onde os dados coletados através de entrevista semi-estruturada serão expostos em tabelas. Dos resultados encontrados, pode-se citar que o brincar trás consigo manifestações positivas que incentivam a criança, gerando criatividade, o prazer, espontaneidade, despertando a curiosidade da mesma, proporcionando inúmeros benefícios preparando a criança para o mundo adulto.

Acessar