Resumo

Compreender como os sujeitos organizam o seu movimento temporalmente para interceptar um objeto é de extrema importância para organizarmos o processo de aprendizagem e controle desse movimento. O presente estudo tem por objetivo identificar que tipos de respostas temporais ocorrem quando os sujeitos são submetidos a diferentes tarefas interceptativas (receber/rebater) que possuem o mesmo padrão de fluência óptica (aproximação de um pêndulo em trajetória fixa). Três tarefas experimentais (receber, rebater, julgamento visual), foram executadas pelos sujeitos, a partir da aproximação de um pêndulo construído para o experimento. Participaram 24 universitários entre 18 e 22 anos, sendo subdivididos em 2 grupos experimentais (Fixo e Variável) e executaram 12 tentativas nas três tarefas experimentais. Foram coletados dados quanto ao tempo de início do movimento, tempo de movimento, tempo de contato e quanto à precisão das respostas, já que estes tinham que interceptar o pêndulo num tempo pré-fixado. Os resultados indicam que quanto à precisão da interceptação, os escores julgados na tarefa receber foram melhores, sendo grandemente influenciados pelo momento de início do movimento, quando comparado com as outras duas tarefas. Observou-se também que não houve diferença em média entre os grupos experimentais e nem diferença significativa com p

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