Habilidades Motoras Básicas em Alunos com Síndrome de Down Praticantes de Atividades Motoras
Por Déborah Medonça Chaves (Autor), Minerva Leopoldina de Castro Amorim (Autor), Kathya Augusta Thomé Lopes (Autor), Nivado dos Santos Junior (Autor).
Em XI Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde - CBAFS
Resumo
OBJETIVO:Comparar as habilidades motoras básicas (locomoção) de alunos com SD antes e após interven-ções realizadas no Programa de Atividades Motoras para Deficientes/PROAMDE.MÉTODO:A turma foicomposta por 35 adolescentes com idades de 12 a 17 anos, com vários tipos de deficiências. Neste trabalhoavaliamos os três alunos diagnosticados com SD pelo fato dos outros terem muitos comprometidos associa-dos à deficiência. As atividades aconteceram duas vezes por semana com duração de 75 minutos cada aula.Os conteúdos trabalhados evidenciaram as habilidades motoras básicas (locomoção e equilíbrio). A ficha deavaliação proposta pelo PROAMDE constava de 12 itens: somente locomoção (rastejar) e equilíbrio (dinâ-mico) foram avaliados, tendo como critérios: Realiza, Não Realiza, Realiza com Dificuldade e Não se aplica.RESULTADOS:Comparando os resultados antes e após as intervenções foi verificado que as habilidades queno inicio do ano os três alunos realizavam com dificuldade, todos já conseguiram realizar, inclusive um dosalunos que não rastejava foi observado um melhor desempenho.CONCLUSÃO:Como qualquer habilidadeprecisa ser praticada as atividades com crianças com deficiência, sendo repetidas várias vezes para que asmesmas possam aprender e melhorarem suas habilidades, sugerindo as atividades lúdicas, onde é visto que aparticipação é ainda maior, ajudando assim na interação social deles com os demais alunos