Habilidades Motoras de Crianças Saudáveis de Seis a 12 Anos: Revisão Sistemática
Por Thailyne Bizinotto (Autor), Cibelle Kayenne Martins Roberto Formiga (Autor), Rafaela Noleto dos Santos (Autor), Viviane Cruvinel Di Castro (Autor), Janete Capel Hernandes (Autor), Marcos Rassi Fernandes (Autor), Celmo Celeno Porto (Autor).
Resumo
O objetivo do presente trabalho foi analisar as habilidades motoras de crianças saudáveis de seis a 12 anos, identificar potenciais fatores associados aos déficits no desempenho motor e sintetizar os instrumentos usados para avaliação. Os descritores utilizados foram: criança saudável; crianças saudáveis; habilidade motora; desempenho psicomotor e desempenho motor, nos idiomas inglês, português e espanhol. Nas bases de dados Scielo, Lilacs e Pubmed. Dois revisores realizaram a seleção dos estudos, extração de dados e análise da qualidade. A busca foi restrita a artigos transversais publicados entre 1997 e 2018. A qualidade dos estudos foi avaliada pelo Checklist for Analytical Cross Sectional Studies do Joanna Briggs Institute (JBI). Na busca inicial encontrou-se 4.746 referências, foram lidos 165 artigos, resultando em 11 artigos para a revisão final. As meninas demonstraram pior desempenho. Os instrumentos encontrados foram: Test for Gross Motor Development Second Edition-TGMD2; Koperkoordination test fur Kinder-KTK; Movement Assessment Battery for Children-MABC e Movement Assessment Battery for Children Second Edition-MABC-2. Os testes MABC e MABC-2 avaliam além de motricidade grossa também motricidade fina. As habilidades motoras de crianças de seis a 12 anos foram consideradas satisfatórias em cinco estudos e em seis as crianças apresentaram atraso motor. O TGMD2 foi o instrumento o mais frequente.