Resumo

Este artigo faz parte do projeto Vinculando-se à Sociedade da Universidade Nacional de Educação, intitulado “Programa de Inclusão e Atenção à Diversidade: Yachakuna”. O objetivo principal é avaliar a prática de atividade física no desenvolvimento de competências e habilidades motoras em idade precoce, entre 3 e 7 anos. Levanta-se uma questão que norteia este estudo: Como as habilidades e habilidades motoras são desenvolvidas por meio da atividade física em meninos e meninas da primeira infância? Do ponto de vista metodológico, baseia-se numa investigação qualitativa com as seguintes fases da intervenção socioeducativa: diagnóstico, planeamento, implementação e avaliação. Este estudo apresenta os aspectos mais significativos e os resultados obtidos na primeira fase: o diagnóstico. A informação foi recolhida de diversas fontes, aplicando técnicas de observação, grupos focais e entrevistas. Os dados foram codificados e analisados ​​com apoio do software MAXQDA. O principal resultado demonstra o conhecimento limitado de professores e pais sobre o papel das atividades físicas no desenvolvimento de competências e habilidades motoras na primeira infância. As conclusões mais relevantes são a) a necessidade de capacitar os professores na aplicação de atividades físicas, b) dotar a instituição de ensino de material de apoio com atividades e estratégias que constam no currículo, c) implementar jornadas lúdico-pedagógicas nas atividades escolares com o objetivo de estimular o desenvolvimento de habilidades e habilidades motoras.

Referências

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