Resumo

A prática esportiva desempenha um papel fundamental no desenvolvimento de habilidades para a vida, onde competências essenciais relacionadas ao esporte são transferíveis para diversos contextos da vida cotidiana. Neste sentido, analisar o desenvolvimento dessas competências em atletas amadores é fundamental para compreender como dinâmicas de jogo, interações sociais e demandas físicas podem influenciar no desenvolvimento de habilidades para a vida, considerando que modalidades coletivas diferem em aspectos como número de participantes por equipe, regras específicas e estratégias de jogo. Objetivo: Comparar as habilidades para a vida através do esporte em atletas que praticam beach tennis e voleibol de forma recreativa. Métodos: A amostra foi composta por 112 atletas amadores praticantes de beach tennis (n=54) e voleibol (n=58) com média de idade de 33,5 ± 12,71 anos. A média do tempo de prática da amostra foi de 9±4,59 anos. O instrumento aplicado foi a “Escala de Habilidades para Vida” (P-LSSS) validada para o contexto brasileiro. Esse instrumento apresenta oito dimensões de habilidades para a vida: trabalho em equipe, estabelecimento de metas, habilidades sociais, solução de problemas, habilidades emocionais, liderança, controle do tempo e comunicação. O escore de cada dimensão é calculado a partir da pontuação dos itens que a compõem, sendo que maiores valores indicam maior percepção do indivíduo sobre aquela habilidade. O teste U de Mann-Whitney foi utilizado para a comparação das amostras independentes. Os resultados dos escores das oito habilidades são apresentados em mediana [Q1-Q3] e significância (p<0,05). Todas as análises foram realizadas no SPSS 29. O estudo faz parte do projeto de pesquisa “Motivação para à prática de esporte/exercício físico e qualidade de vida relacionada à saúde de jovens e adultos” (Parecer nº 5.017.741) vínculo à Universidade Estadual de Londrina. Resultados: Foram encontradas diferenças estatisticamente significativas em três das oito habilidades para a vida através do esporte. O escore da dimensão “trabalho em equipe” foi superior em atletas de voleibol (Md= 4,50 [4,00-5,00]) em comparação aos atletas de beach tennis (Md= 4,25 [3,68-5,00]); p=0,04. De forma semelhante, atletas de voleibol apresentaram maior desenvolvimento da dimensão “liderança” (Md= 4,40 [4,00-4,95]) em comparação aos de beach tennis (Md= 4,20 [3,80-4,60]); p=0,02. Em relação a habilidade “comunicação” foi possível observar que praticantes de voleibol apresentam maior desenvolvimento (Md= 4,25 [3,75-4,75]) em comparação aos praticantes de beach tennis (Md= 4,00 [3,25-4,75]); p=0,04. Conclusão: Os resultados sugerem que o contexto específico e as dinâmicas de cada modalidade influenciam de maneira distinta certas competências. Pode-se ainda observar que, apesar dos atletas praticarem de forma amadora as modalidades esportivas analisadas, os participantes do voleibol apresentaram maior desenvolvimento das habilidades “trabalho em equipe”, “liderança” e “comunicação” em comparação aos atletas do beach tennis. Esses resultados reforçam a importância da prática esportiva coletiva para o indivíduo, apresentando-se como uma importante ferramenta para o desenvolvimento do comportamento de liderança e trabalho em equipe, habilidades essas, essenciais para motivar e inspirar grupos de forma positiva.

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