Habilidades para a vida integradas ao ensino dos esportes de invasão na educação física escolar
Por Anderson Borges Vellozo (Autor), Daniela Bento-Soares (Autor).
Em IV Congresso Internacional de Pedagogia de Esporte - CONIPE
Resumo
Buscando contemplar a formação integral de estudantes nas aulas de Educação Física escolar, este estudo propõe discutir o ensino dos esportes de invasão integrado ao conceito de Habilidades para a Vida (HV), o qual compreende um conjunto de valores, habilidades e competências. As HV têm como premissa serem aprendidas e desenvolvidas em um contexto estruturado, como o esportivo, com o objetivo de serem transferidas para outros contextos sociais, como casa, escola e comunidade. Para isso, é necessário intencionalidade por parte do/a professor/a, que deve incluir em seu planejamento e na rotina de aulas estratégias no início, durante e ao final das aulas. Objetivo: Esta pesquisa teve como objetivo propor estratégias implícitas e explícitas para o desenvolvimento de habilidades para o Esporte e HV nas aulas de Educação Física escolar. Metodologia: Utilizou-se um método de natureza qualitativa, do tipo pesquisa-ação, e contou com a participação de 36 alunos/as do 5º ano do ensino fundamental de uma escola do município de Mogi das Cruzes/SP (pesquisa aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa, CAEE nº 68079023.0.0000.5465). Foi proposta uma sequência didática de 14 aulas para o ensino dos esportes de invasão, com base nos princípios operacionais de ataque e defesa, integrados à abordagem das HV interpessoais, respeito, honestidade e trabalho em equipe. Resultados: Em decorrência das estratégias utilizadas, observou-se melhor aceitação dos/as estudantes a novas formas de aprendizado, como aulas teóricas, vídeos, rodas de conversa e jogos reduzidos. Constatou-se a compreensão dos/as alunos/as sobre os conceitos das HV abordadas nas aulas e a associação de situações ocorridas no esporte e em outros contextos sociais. Conclusão: A proposta realizada mostrou-se eficiente para o desenvolvimento das HV, especialmente por articular atividades práticas a reflexões coletivas, em aula, e individuais, a partir de registros realizados em casa pelos/as alunos/as.