Resumo
Pessoas com Deficiência Intelectual (DI) podem apresentar prejuízo nas habilidades sociais em decorrência a algumas dificuldades associadas ao comportamento adaptativo, sendo este um fator determinante em seu desenvolvimento. As habilidades sociais, assim como o comportamento adaptativo, estão interligadas ao processo de adaptação da pessoa à sociedade sendo o comportamento proveniente da cultura e das normas sociais vigentes. Dada a relação entre cultura e habilidades sociais, justifica-se a adoção da abordagem crítico-superadora como base teórico-metodológica do presente estudo. Por meio dos movimentos originários na cultura corporal, pretende-se estimular as habilidades sociais de pessoas com DI. Considerando a possibilidade de inter-relação entre habilidades sociais e cultura corporal, surge a seguinte questão: um programa de Educação Física baseado nos princípios da cultura corporal pode auxiliar no desenvolvimento das habilidades sociais? O objetivo do estudo foi verificar a influência de um programa de Educação Física com base nos princípios da cultura corporal sobre as habilidades sociais de crianças com deficiência intelectual. Sob abordagem quali-quantitativa, trata-se de uma pesquisa de campo, do tipo estudo de avaliação de programa. A população foi composta por crianças e adolescentes com diagnóstico de deficiência intelectual, sendo a amostra composta por 11 crianças e 5 adolescentes, no total de 16 participantes, matriculados em uma escola de ensino especial de uma cidade do interior de São Paulo. As crianças e adolescentes participantes do estudo, pertencentes a duas turmas distintas, foram avaliadas por três professores: o professor regente/responsável pela turma, o professor de Expressão Corporal e o de Educação Física, por meio do instrumento Sistema de Avaliação das Habilidades Sociais (SSRS-BR), aplicado antes e após um programa de intervenção em Educação Física na perspectiva da cultura corporal