Resumo

A ampliação do repertório de habilidades sociais é um aspecto que pode contribuir para o desenvolvimento integral da criança. As habilidades sociais referem-se aos diferentes comportamentos que favorecem bons relacionamentos interpessoais. A aquisição e o aprendizado dessas habilidades pela criança são oportunizados principalmente pela família e pela escola. A Educação Física é um componente curricular da Educação Básica que proporciona, além de benefícios motores e fisiológicos, benefícios neuropsicológicos, emocionais, sociais e culturais. A disciplina, sendo desenvolvida em contexto de grupo, pode criar ambientes que facilitem as interações sociais, os contatos, a cooperação, a conscientização de regras e de civilidade, entre outros aspectos. O presente estudo tem como objetivo analisar a influência de uma proposta pautada em vivências corporais que promova o diálogo e a resolução de conflitos interpessoais em aulas de Educação Física, sobre as habilidades sociais de estudantes do primeiro ano do Ensino Fundamental. A pesquisa fez uso do método de “estudo de caso”. Foram estudadas crianças de duas turmas, sendo uma o grupo controle e outra o experimental, com idades entre cinco e oito anos, de uma escola pública periférica de um município do interior do estado de São Paulo. Durante um semestre letivo, foi proposto um programa em aulas de Educação Física, totalizando 50 intervenções, que ocorreu entre duas e três vezes na semana, com duração de 50 minutos cada. O conteúdo priorizado foram vivências de práticas corporais da manifestação cultural próprias da área, como jogos, brincadeiras, danças, ginásticas e esportes. Os dados foram obtidos por meio de protocolos e questionário aplicados às crianças e às professoras e pela observação participante com anotações no diário de campo. A análise dos dados foi realizada de forma qualiquantitativa. A análise quantitativa demonstrou aumento significativo do score total do grupo experimental nas variáveis dos protocolos de autoavaliação de habilidades sociais e de competência social, o que também pudemos observar qualitativamente. Dessa forma, depreende-se que uma intervenção planejada de vivências corporais, desenvolvida em contexto de grupo, com mediação intencional que proporcione espaço para o diálogo sobre as habilidades sociais, as relações interpessoais e a resolução de conflitos que ocorrem durante as aulas de Educação Física, pode ser efetiva para desenvolver e/ou aprimorar a competência social e habilidades sociais de estudantes.

Disponível em http://www.repositorio.unicamp.br/
 

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