Hábito de Leitura dos Alunos do Curso de Educação Física da Universidade Católica de Brasília
Por Sandra Mara Bessa Ferreira (Autor), Alan Ribeiro Schyneyder (Autor), Ana Paula Trindade da Silva (Autor), Eduardo Rodrigues Ferreira Santos (Autor), Iêda dos Santos Ribeiro (Autor), Victor Emanuel Oliveira Ferreira (Autor).
Em Revista Brasileira de Ciência & Movimento v. 12, n 4, 2004. Da página 75 a 81
Resumo
Este estudo trata do hábito de leitura de universitários da área de Educação Física. Esses futuros profissionais devem obter um conhecimento técnico e científico dos movimentos e respostas funcionais do corpo humano para poderem prescrever exercícios físicos para seus alunos ou clientes. Por isso, o hábito de ler é fundamental para que ele possa ampliar seus conhecimentos de forma que lhe seja possível assumir com competência e responsabilidade sua área de atuação junto à sociedade, cuja abrangência é enorme, já que está associada não só à área de educação, como também à área de saúde. Além da revisão bibliográfica, realizou-se levantamento de dados quanto ao hábito de leitura dos alunos do Curso de Educação Física da Universidade Católica de Brasília, mais especificamente, do 1º e do 8º semestre. Os resultados indicam que dos 188 alunos pesquisados, 22,8% lêem em média três dias por semana, 32,9% afirmam que quando lêem, só o fazem durante uma hora. O veículo de leitura mais utilizado por eles, são os sites da Internet e o caderno. As revistas e livros técnicos não são muito utilizados. Tais resultados nos levam a crer que os alunos do curso não possuem um hábito de leitura adequado ao contexto universitário em que estão inseridos. PALAVRAS-CHAVE: Hábito de leitura; Universitários; Educação Física