Resumo

Este estudo teve como objetivo verificar os hábitos de lazer de estudantes universitários nos diferentes perfis tipológicos de gênero. Participaram da amostra 242 universitários divididos em quatro cursos: Educação Física (67), Artes (63), Sistemas de Informação (53) e Ciências Sociais (59), sendo 113 do sexo masculino e 129 do sexo feminino, com média de idade de 21.62 ± 3.76 anos (17-30). Estes foram classificadas de acordo com seus perfis psicológicos de gênero (Heteroesquemáticos Femininos, Isoesquemáticos e Heteroesquemáticos Masculinos) e por curso. Esta pesquisa caracteriza-se por ser um estudo descritivo comparativo, quantitativo e de corte transversal. Os instrumentos utilizados foram: um questionário elaborado para investigação de variáveis, Inventário Masculino dos Esquemas de Gênero do Autoconceito (IMEGA), Inventário Feminino dos Esquemas de Gênero do Autoconceito (IFEGA), Hábitos de Lazer e Instrumento de Individualismo e Coletivismo. A pesquisa foi aprovada com o Parecer 798.135 de 19/09/2014. Para análise descritiva da amostra, foram utilizadas médias, desvios-padrões e frequências. Para as análises inferenciais, foram utilizados o teste t de Student e ANOVA.

Acessar