Hábitos de Lazer e Perfil Psicológico de Gênero de Acadêmicos da Universidade Estadual de Montes Claros
Por Laura Beatriz Costa Veloso (Autor), Maria de Fatima de Matos Maia (Autor).
Em Revista Eletrônica Nacional de Educação Física - RENEF v. 5, n 5, 2015.
Resumo
Este estudo teve como objetivo verificar os hábitos de lazer de estudantes universitários nos diferentes perfis tipológicos de gênero. Participaram da amostra 242 universitários divididos em quatro cursos: Educação Física (67), Artes (63), Sistemas de Informação (53) e Ciências Sociais (59), sendo 113 do sexo masculino e 129 do sexo feminino, com média de idade de 21.62 ± 3.76 anos (17-30). Estes foram classificadas de acordo com seus perfis psicológicos de gênero (Heteroesquemáticos Femininos, Isoesquemáticos e Heteroesquemáticos Masculinos) e por curso. Esta pesquisa caracteriza-se por ser um estudo descritivo comparativo, quantitativo e de corte transversal. Os instrumentos utilizados foram: um questionário elaborado para investigação de variáveis, Inventário Masculino dos Esquemas de Gênero do Autoconceito (IMEGA), Inventário Feminino dos Esquemas de Gênero do Autoconceito (IFEGA), Hábitos de Lazer e Instrumento de Individualismo e Coletivismo. A pesquisa foi aprovada com o Parecer 798.135 de 19/09/2014. Para análise descritiva da amostra, foram utilizadas médias, desvios-padrões e frequências. Para as análises inferenciais, foram utilizados o teste t de Student e ANOVA.