Hábitos e comportamentos posturais inadequados em alunos do ensino fundamental II durante período de aulas remotas
Por Luciana Pinheiro Alves Santos (Autor), Ronilson Ferreira Freitas (Autor), Vivianne Margareth Chaves Pereira Reis (Autor), Alenice Aliane Fonseca (Autor).
Resumo
O objetivo deste estudo foi verificar a prevalência de hábitos e comportamentos posturais inadequados em alunos do ensino fundamental II, durante o período de aulas remotas. Trata-se de um estudo descritivo e transversal realizado com 286 alunos, de escolas públicas do norte de Minas Gerais. Observou-se alta prevalência de estudantes expostos a comportamentos inadequados, como o tempo excessivo em frente à televisão e computador ou ler e estudar na cama. Posturas inadequadas ao sentar-se à mesa para estudar, usar o computador, e durante conversas com os amigos também foram observadas. Destaca-se a necessidade de medidas educativas no âmbito escolar e doméstico, como programas de exercícios e educação postural de forma lúdica e interativa, para prevenção de hábitos comportamentais e posturais inadequados que possam vir a afetar a qualidade de vida dos alunos, durante períodos de estudos em casa.