Hábitos e Percepção Socioambiental na Universidade: Educação Física e Fisioterapia em Foco
Por Alcyane Marinho (Autor), Priscila Mari dos Santos (Autor).
Em Journal of Physical Education (Até 2016 Revista da Educação Física - UEM) v. 25, n 3, 2014. Da página 365 a 377
Resumo
Esta pesquisa, de corte transversal, foi realizada por meio de uma investigação descritiva exploratória, com abordagem quantitativa dos dados. O objetivo do estudo foi investigar os hábitos e a percepção socioambiental de universitários (professores, alunos e técnicos universitários) participantes de laboratórios e núcleos de pesquisa, vinculados predominantemente às áreas do conhecimento da Educação Física e da Fisioterapia, de uma universidade pública do Estado de Santa Catarina. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi um questionário adaptado da base de instrumentos de percepção ambiental do Núcleo de Estudos de Percepção Ambiental (NEPA) da Faculdade Brasileira (UNIVIX, Vitória/ES). Os resultados encontrados enfatizam a importância e a necessidade de inserção, de diferentes formas, do tema socioambiental no contexto universitário, no sentido de permitir maior acesso a conteúdos capazes de influenciar positivamente, de maneira direta ou indireta, a saúde e a qualidade de vida, preciosos à Educação Física e à Fisioterapia.