Hábitos Físicos e Esportivos nos Momentos de Lazer de Jovens Universitários da área da Sáude
Por Victor da Cruz Valle (Autor), Luciano Santos Alves (Autor), Elson Aparecido de Oliveira (Autor), João Carlos Martins Bressan (Autor).
Resumo
Introdução: O declínio na prática de atividades físicas entre universitários tem sido registrado com frequência. Aspecto preocupante, pois a manutenção da saúde física e mental é crucial para que os jovens consigam lidar com os problemas emergentes das tarefas e obrigações acadêmicas. Objetivo: analisar o envolvimento de jovens universitários de cursos da área de saúde em atividades físicas e esportivas nos momentos de lazer. Metodologia: O estudo está pautado em uma abordagem qualitativa e quantitativa de caráter exploratório. Os sujeitos da pesquisa são acadêmicos (n=79) do primeiro e último semestre dos cursos da área da saúde da UNEMAT campus Cáceres/MT (Educação Física, Enfermagem e Medicina), com idade entre 17 e 24 anos (20,56±2,01), sendo em sua maioria do sexo feminino (n=52). Para a coleta dos dados utilizou-se um questionário com questões estruturadas e semiestruturadas, relativas as dimensões sociodemográfica, conteúdos físicos e esportivos vivenciados nos momentos de lazer e os espaços disponíveis. Estatística descritiva (média, frequência, porcentagem e desvio padrão) das variáveis foram empregadas usando as ferramentas SPSS v.20 e Microsoft Office Excel 2007. O projeto foi aprovado em Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade do Estado de Mato Grosso. Resultados: Dentre as atividades vivenciadas pelos jovens nos momentos de lazer se destacaram: Musculação (31,6%), Caminhada (26,6%) e Voleibol (20,3%). Dos participantes, 34,2% afirmaram não ter praticado nenhuma atividade física ou esportiva no mês anterior a coleta dos dados, e 40,5% não praticaram AFEs na semana anterior, se destacando acadêmicos do primeiro semestre e do sexo feminino. Conclusão: Ocorre a necessidade de promoção de atividades físicas eesportivas ao público universitário, por meio da oferta de espaços qualificados, animação sociocultural e sensibilização dos jovens para adoção de hábitos saudáveis. Ainda, é essencial ao público universitário o desenvolvimento de competências para gestão do tempo de lazer, privilegiando atividades físico-esportivas