Hábitos Hedonistas de Lazer de Professores de Educação Física em Canindé
Por T. C. L. Monte (Autor), F. G. S. Lima (Autor), S. M. B. Abreu (Autor), W. N. Sabóia (Autor).
Resumo
O lazer consiste em vontades que o indivíduo tem, seja para desenvolver alguma atividade ou simplesmente repousar, seja para momentos lúdicos ou para tirar o estresse da jornada de trabalho (Dumazedier, 1976 apud Oleias, 2003). O lazer ativo, por sua vez, tem como sua função, desenvolver atividades de caráter educacional, bem como estimular hábitos de vida mais saudáveis, juntamente com familiares, e de preferência em contato direto com a natureza (Nahas, 2010). O objetivo do estudo foi avaliar os hábitos Hedonistas de lazer dos professores de Educação Física do município de Canindé. A amostra foi composta por 41 professores de Educação Física da Educação Básica, sendo 24 da esfera Municipal, 10 da esfera Estadual, 03 da Federal e 04 que fazem parte do Município e Estado. A presente pesquisa caracterizou-se como uma pesquisa transversal, de campo, com uma abordagem quantitativa dos dados, onde foi aplicado o questionário, Escala de Hábitos de Lazer (EHL) adaptado de Formiga (2005), em que os indivíduos devem assinalar para cada opção de hábito uma pontuação entre 0 e 5, indicando assim a frequência com que praticam tal atividade, sendo que o 0 (zero) equivalia a Nunca e 5 (cinco) equivalia a Sempre. Analisando os resultados obtidos na pesquisa constatou-se que as maiores pontuações foram obtidas pelas variáveis navegar na internet e ir a shows, teatro etc., com o somatório de pontos de 158 cada um. O fato é que com a era da tecnologia e as redes sociais em alta a prevalência na variável Navegar na internet, já se cogitava que os participantes iriam ter uma alta pontuação nesse quesito. Contudo, a variável ir a shows, teatro, etc. obteve uma pontuação semelhante, tendo em vista que devido à região de Canindé e os municípios mais próximos realizarem eventos do tipo e a cidade não ter uma diversidade de atrações de lazer, as pessoas se utilizam dessas formas de lazer para se divertir, isso, por não haver outras opções na cidade. O presente trabalho mostrou uma grande relevância ao tratar dos hábitos hedonistas do professor, delineando um perfil do lazer dos mesmos, já que muitas vezes, nem a própria escola mostra preocupação em relação ao bem estar do professor.