Hábitos Posturais e Mochila Escolar em Estudantes da Academia Naval de Guayaquil
Por Luis Alberto Saltos Aldaz (Autor), Isaac David Morales Neira (Autor), Evelyn Vianney Saltos Carbo (Autor), Alexandra Paola álvarez Santos (Autor), Angélica María Rendón Pinargoti (Autor), Roberto Andrés Rojas Bajaña (Autor).
Em Lecturas: Educación Física y Deportes, n 252, 2019. Da página 28 a 41
Resumo
Este estudo permite a análise de bons hábitos posturais e o uso correto da mochila escolar que visa identificar o peso e consequências usando ferramentas para a aquisição de dados empíricos como a escala (Kenwell) e questionários aos estudantes, para facilitar informações precisas sobre o uso indevido da mochila escolar e sua relação com enfermidades posteriores de tronco como parte de uma educação de qualidade. A metodologia do estudo é quali-quantitativa, sendo que os métodos utilizados foram: o observacional, a teórica, o descritivo e transversal. Da mesma forma, as técnicas de análise utilizadas foram: a indução, a dedução, a abstração e a síntese, através do desdobramento do global para o específico. Por outro lado, a população de alunos na 8ª ano do Superior Geral da Educação Básica (EGB) destaca a idade entre 11 a 14 anos, onde 52,56% pertence aos homens e 47,43% mulheres. No entanto, os resultados mostram que o peso médio de alunos de 8º ano é 49,48 kg, sendo que a moda é de 45 kg, por outro lado, o peso médio das mochilas escolares em mulheres é de 7,8 kg e em homens é 8,5 kg, ou seja, há um aumento de peso na mochila de escolares de 2 a 3 kg a mais, sendo que não deveria exceder de 10 a 15% em relação ao peso do corpo, onde pode-se evidenciar possíveis causas da dor na parte posterior do tronco e possíveis patologias em relação à saúde corporal.