Halterofilismo

Por: .

Atlas do Esporte do Maranhão.

Send to Kindle


HALTEROFILISMO

LEOPOLDO GIL DULCIO VAZ

DÉCADA DE 1870 - Considerando-se sob o aspecto de quem começou a praticar exercícios com pesos, podemos afirmar que o pioneiro foi JOÃO DUNSHEE DE ABRANCHES MOURA, ainda no século passado. O autor de "O Captiveiro", de "A esfinge do Grajaú", "A setembrada”, "nasceu na estreita Rua do Sol, 141, situado entre a Rua do Ribeirão e o Beco do Teatro, a 2 de setembro de 1867" (GASPAR, 1993, p.12). Nos livros de memórias desse festejado historiador, advogado, polemista, sociólogo, crítico, romancista, poeta, jornalista, parlamentar e internacionalista maranhense, relata-nos que o "Club dos Mortos" -  proposto por Raymundo Frazão Cantanhende -, reunia-se no porão da casa dos Abranches, no início da Rua dos Remédios: "E como não era assoalhado nem revestido de ladrilhos, os meus paes alli instalaram apparelhos de gymnastica e de força para exercícios physicos" (ABRANCHES, 1941, p. 187).

 

1910 Miguel Hoerhan foi nosso primeiro professor de Educação Física, tendo prestado relevantes serviços à mocidade ludovicense, como professor na Escola Normal, Escola Modelo, Liceu Maranhense, Instituto Rosa Nina, nas escolas estaduais e até nas municipais, estimulando a prática da cultura física: "E para coroar de êxito esse idealismo, esteve à frente da fundação do Club Ginástico Maranhense..." (MARTINS, 1989).   

 

1944 O professor Edilson Penha Alves, professor de Educação Física da UEMA e proprietário de uma academia de ginástica, em entrevista publicada naquele suplemento, considera-se "O pioneiro do fisiculturismo"  no Maranhão - (esse o título da matéria): "O pioneirismo nasceu das mãos do pequeno Edilson Penha Alves, em 1944, aos 12 anos de idade. 'Fazia exercício com pesos improvisados de cimento e pedrinhas nos fundos da minha casa', explica. Depois de passar oito anos na maromba rústica, Edilson partiu para o Rio de Janeiro à procura de novos horizontes. Lá, encontrou o professor Nisio Dourado, da Academia Apolo, onde passou a treinar."(O ESTADO DO MARANHÃO, ed. de 2 de dezembro de 1995, p. 7 - Suplemento GALERA). O autor da matéria - não assinada - afirma, categórico, que: "... malhar com pesos faz bem, isso todo mundo já sabe. É indicado para preparar atletas de competição de todas as modalidades, na restauração de músculos, tendões e fortalecimento de áreas do corpo humano menos favorecidos pelo esforço físico, além de delinear e melhorar o tônus muscular. "Mas, o que poucos sabem, é quem foi o introdutor dessa prática em São Luís. Será que nasceu da "explosão" dos filmes norte-americanos ou de um pate-papo de "magrelos"que almejavam a perfeita forma física ?" (O ESTADO DO MARANHÃO,  ed. de 2 de dezembro de 1995, p. 7, Suplemento GALERA). E deixa, o autor da matéria, a pergunta: "quem foi o introdutor dessa prática em São Luís?”E responde que o pioneirismo coube ao "pequeno Edilson Penha Alves, em 1944, aos 12 anos de idade".

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.