Handebol: Processo Pedagógico e a Especialização Precose
Por Paulo Henrique Canciglieri (Autor), Leila Felicio Melari (Autor), Priscila Ubiali Pinheiro (Autor).
Em Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte v. 7, n 3, 2008.
Resumo
O alto rendimento esportivo é um assunto muito discutido na atualidade. O mesmo pode ser visto como benefício a quem pratica esporte se aplicado corretamente e respeitando o desenvolvimento motor de cada faixa etária. O handebol é um esporte de contato físico, saltos e movimentos rápidos, em que esse desenvolvimento tem que ser respeitado para não lesionar seus praticantes. Este trabalho teve como objetivo verificar através de revisão de literatura, filmagens, observação e questionário dirigido, se os processos pedagógicos, na modalidade esportiva de handebol de uma escola particular da cidade Araras, com alunos de 7 a 18 anos, favorecem a especialização precoce e como consequência o aparecimento de lesões prematuras. Foi realizada uma pesquisa direta - descritiva para observar os objetivos propostos e através de questionário verificou-se se em ex-alunos e ou alunos atuais há indícios de lesões, dores, fadigas, stress, desinteresse e possíveis abandonos da prática da modalidade esportiva de handebol. Foram assistidos 10 treinos de handebol, diagnosticando o método aplicado, se estes se adaptavam aos critérios básicos, privilegiando principalmente o desenvolvimento motor ou se seguiam um ritmo de alto-rendimento. Os resultados alcançados mostraram evidente desenvolvimento atlético nos alunos, independente da idade e por consequência danos à saúde dos mesmos. Espera-se que este trabalho tenha seu valor na conscientização dos profissionais da área de educação física, quanto à eficácia ou não dos métodos atuais e melhoria para um futuro próximo.