Hierarquia de Educação Física Objetivos Como Uma Expressão de Prioridades Educativas Entre Professores Poloneses
Por Cezary Kusnierz (Autor), Dariusz Pośpiech (Autor), Aleksandra Maria Rogowska (Autor).
Em Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano v. 17, n 5, 2015. Da página 1 a 9
Resumo
O trabalho dos professores tem de ser intencional e bem pensado, a fim de alcançar os resultados desejados. A teoria e a prática mostram que, para se alcançar o sucesso educativo, é necessária uma combinação adequada dos objetivos pedagógicos, os quais deverão ser organizados em uma hierarquia específica. Esta investigação procurou diagnosticar as preferências dos professores relativas à forma como os objetivos da Educação Física devem se organizar hierarquicamente. Foi utilizado um questionário desenvolvido pela Associação Europeia de Educação Física como ferramenta de pesquisa. Os professores indicaram que o objetivo de aprendizagem de “incentivar os alunos a levar um estilo de vida ativo e saudável” era o mais importante e que a sua realização deveria resultar da aprendizagem das atividades físicas em longo prazo. Pode-se concluir que, para os professores Poloneses, a saúde e aptidão física dos alunos são objetivos prioritários da educação física. Ficando menos valorizadas as metas ligadas ao desenvolvimento das competências sociais dos alunos