Hip Hop e Educação Física Escolar: Primeiras Aproximações
Por Ivan Candido de Souza (Autor), Ubirajara de Oliveira (Autor), Vilma Leni Nista Piccolo (Autor).
Em REBESCOLAR - Revista Brasileira de Educação Física Escolar v. 1, n 1, 2015.
Resumo
O presente artigo é fruto dos estudos realizados com vistas à construção de uma dissertação de mestrado. Adotou-se como objetivo neste texto aproximar o Hip Hop do universo da Educação Física escolar, investigando o número de docentes que afirmam desenvolver esta temática em suas aulas em uma diretoria de ensino de São Paulo. A presente pesquisa configura-se como um estudo de abordagem qualitativa do tipo descritiva. A coleta de dados se deu por meio de um questionário aplicado aos professores que atuam na referida diretoria de ensino. No universo de 72 escolas públicas definidas nessa Diretoria, dessas, foram coletadas as respostas de 67 professores correspondendo a 53 escolas que aceitaram participar do estudo. A análise ocorreu nos moldes preconizados por Bardin (2007). O resultado encontrado no estudo demonstra que embora o Hip Hop seja uma temática sugerida em diferentes documentos oficiais que devem nortear a prática pedagógica dos professores de Educação Física, esta temática não pode ser apontada como conteúdo desenvolvido nas aulas