História de Vida de Erasmo Pilotto: Papel do Educador no Contexto da Educação Física no Estado do Paraná-brasil
Por Vânia de Fátima Matias de Souza (Autor), Bruna Garcia Cassiano (Autor), Ana Luiza Barbosa Anversa (None), Ana Luiza Barbosa Anversa (Autor), Bruna Solera (Autor), Luciane Cristina Arantes da Costa (Autor).
Resumo
As discussões históricas nos permitem observar como se deu a construção de um ideal ou pensamento em um determinado momento da sociedade. Nesse enfoque o presente estudo tem por objetivo compreender como a educação física se contextualiza nas obras de Erasmo Pilotto e como suas propostas ideológicas influenciaram para a efetivação das aulas deste componente curricular na educação primária paranaense. Adotou-se a pesquisa do tipo bibliográfica, analisando a partir do recorte temporal dos anos de 1950 a 1970, obras que auxiliaram na compreensão da interlocução de Erasmo Pilotto com a Educação Física escolar nas aulas dos anos iniciais. Identificou-se a defesa do educador pela educação física na escola primária, como forma de corroborar para a formação humana, destacando que ao se trabalhar o corpo proporciona-se o desenvolvimento social do homem, uma vez que Erasmo Pilotto defendia que, a criança precisava ter conhecimento de seu corpo para a sua transformação total.