História de vida e formação continuada: análise de uma experiência de ensino sobre as atividades circenses
Por Misma Lima Mariano (Autor), Jayme Felix Xavier Junior (Autor), Maria Larissy da Cruz Parente (Autor), João Gabriel Eugênio de Araújo (Autor), Diego Luz Moura (Autor).
Em IV Seminario Internacional de Circo - Inovação e Criatividade
Resumo
: O ensino da Educação Física sempre foi um tema debatido na produção acadêmica. O termo cultura corporal começou a delinear entendimentos em comuns na forma de pensar e agir da Educação Física, buscando ampliar os conteúdos e significados das práticas corporais. O debate da inserção de novos conteúdos nas aulas nem sempre acompanha outros elementos que são fundamentais para sua efetivação, tais como a formação inicial e continuada, a construção de recursos e materiais de apoio, além de espaços adequados. Em alguns cenários inserem-se novos conteúdos, mas não são oferecidas alternativas para seu efetivo desenvolvimento. No município estudado, as atividades circenses foram inseridas no currículo como conteúdo obrigatório, mas a indisponibilidade de material e formação específica não possibilitou a aderência entre os docentes. No entanto, apenas uma professora tematizou este conteúdo, oportunizando vivências tanto teóricas quanto práticas.