Resumo

Este trabalho teve como objetivo fazer uma análise da história desportiva familiar de treze estudantes da disciplina de História da Educação Física da ULBRA. O estudo realizado foi dividido em três momentos: a biografia desportiva dos avós, pais e estudantes. A pesquisa histórica foi realizada através de história oral. Utilizou-se também documentos escritos, iconográficos e materiais esportivos de arquivos pessoais para contribuir com o ato de rememoração. A análise principal do trabalho esteve relacionado com as trajetórias desportivas femininas. Uma primeira interpretação que podemos fazer das explicações que as gerações anteriores dão à diferença de acesso às praticasdesportivasestá relacionada ao trabalho ou às tarefas de casa. Esse discurso não pode ser deslocado das práticas distintivas de gênero responsáveis pela produção dessas subjetividades. Nota-se também que a maior permanência na escola e contato com outras práticas sociaisatividade desportivas nas praças e parques públicos, clubes, sociedades, espaços privados paraa prática doesporte e acesso a variedade de materiais esportivos - tem proporcionado a inclusão cada vez mais progressiva das mulheres à cultura desportiva. Ao serem instrumentalizadas, através de uma maior permanência na escola, as mulheres têm mais chances de se distanciarem do simples papel de coadjuvante desse processo, como acompanhantes de seus maridos e namorados, possibilitando usufruir do seus momentos de lazer de forma autônoma e desportiva. Portanto, o tratamento diferenciado serve principalmente para justificar a necessidade de acesso desigual e injusto às práticas desportivas. A análise da história desportiva de três gerações demonstraque há umatendência importante em curso no sentido de maiorampliação e participação das mulheres no cenário desportivo da sociedade. Mas para que isso ocorra, se faz necessário uma mudança cultural importante: franquear permanentemente às mulheres as diversas formas de manifestações desportivas