Resumo

O uso da História Oral no desenvolvimento de pesquisas tem suas especificidades em relação ao seu conceito e método. Ao passar do tempo os relatos orais destacam-se nas pesquisas no campo da Memória. Na Educação Física, este método pode trazer uma compreensão mais elaborada da especificidade da área e as nuances da atuação docente, ou seja, demonstrar de forma mais clara a compreensão que os professores têm sobre as manifestações esportivas, artísticas, culturais, intelectuais e de práticas corporais que formatam a sua prática pedagógica. O presente estudo objetivou analisar como a História Oral é desenvolvida como estratégia metodológica nas pesquisas desenvolvidas no PPGMLS, mais especificamente, os trabalhos que buscam propor um diálogo entre a Memória e a Educação Física. Para tanto, utiliza-se da revisão sistemática, trata de leituras minuciosas de textos sobre História Oral e as produções selecionadas, sustentando uma práxis que culmine com a explicitação das problemáticas comuns que os autores abordam. Assim, foi possível perceber que a História Oral permite uma abordagem sobre experiências diretamente ocorridas durante a vida dos sujeitos investigados, o que possibilita ao pesquisador extrair mais informações substanciais para sua pesquisa

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