História de Vida: Representações da Aprendizagem Profissional de Professores de Esportes Para Jovens
Por Valmor Ramos (Autor), Thais Emanuelli da Silva de Barros (Autor), Vinicius Zeilmann Brasil (Autor), Ciro Goda (Autor).
Em Conexões v. 11, n 2, 2013. Da página 168 a 192
Resumo
O objetivo do presente estudo foi descrever e interpretar, de acordo com a literatura específica, a percepção de professores de esportes para jovens sobre a forma como obtiveram seus conhecimentos para ensinar. Realizou-se uma pesquisa qualitativa de caráter descritivo interpretativo, com estudo de casos múltiplos, envolvendo 4 professores de reconhecida competência na formação de jovens esportistas. Os dados foram coletados através de entrevista estruturada, semi-estruturada e analisados utilizando-se a técnica de análise do conteúdo. Os resultados evidenciaram que os docentes valorizam diversas fontes de conhecimento, sobre tudo as situações reais decorrentes da experiência prática como atleta; observação de seu professor; socialização dos conhecimentos através de compartilhamentos de informações e reflexão sobre seu desempenho como professor. Concluiu-se que os profissionais aprenderam através de um fazer compartilhado, com predomínio prático e realizado com foco no domínio de conhecimentos sobre o esporte o qual ensinam.