História de Vida: Trajetória de Uma Professora de Educação Física
Por Irene Conceição Rangel-Betti (Autor), Maria da Graça Nicoletti Mizukami (Autor).
Em Motriz v. 3, n 2, 1997. Da página 108 a 115
Resumo
A história de vida é, atualmente, uma importante fonte de informação sobre a prática profissional docente (NÓVOA, 1992). Desta forma, os resultados de pesquisas realizadas sob este referencial podem atingir sobremaneira a formação inicial de professores. Assim sendo, o objetivo desta pesquisa foi descrever e analisar a trajetória de vida profissional de uma professora de Educação Física, levantando informações que possam ser úteis na formação de professores. A metodologia e material constou de entrevista semi-estruturada, gravada, transcrita e analisada, tendo em vista o referencial teórico de Histórias de Vida e Formação de Professores. Os resultados indicam que existem pontos intrínsecos à pessoa, como por exemplo, a escolha vocativa da profissão, o interesse em continuar estudando (formação continuada), o prazer em dar aula, a influência da família e pontos extrínsecos como, o reconhecimento de outros profissionais pelo seu trabalho, a interdisciplinaridade e as condições de infra-estrutura escolar, que interferem na vida profissional. UNITERMOS: História de vida, formação profissional