Resumo

A educação escolar tem enfrentado desafios cada vez mais difíceis de serem vencidos e pelo menos dois deles têm relação com esta pesquisa, sendo o primeiro a dificuldade, principalmente na área de humanas, em se conseguir aulas para preenchimento completo da jornada docente nas escolas da rede pública estadual, e o segundo a falta de condições para o exercício da profissão em muitas dessas escolas, colaborando para que os professores busquem alternativas no sistema de ensino da Fundação CASA. O objetivo deste trabalho é analisar as histórias de vidas dos/as professores/as, buscando identificar fragmentos que os/as aproximem e/ou distanciem dos/as adolescentes/as em conflito com a lei. Para tanto, utilizamos a metodologia da história oral proposta pelo Núcleo de Estudos em História Oral ¿ NEHO/USP, que pressupõe além da entrevista, a transcrição, textualização e transcriação na passagem do oral para o escrito. Foram entrevistados/as nove professoras e três professores que lecionaram para jovens em privação de liberdade. A análise se deu tecendo um entrelaçamento entre as histórias das professoras e professores perpassando temas como família, preconceito, trabalho, raça e evidenciou que as experiências de vida das/os professoras/es não apresentam relação direta com o ingresso na docência em classes da escola da Fundação CASA, mas contribuem para a permanência e tentativa de ensinar aos jovens marginalizados mantendo acesa uma esperança de que com ajuda os jovens consigam fazer outras escolhas

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