Histórias em Quadrinhos de Super-heróis: Educação Para o Lazer a Partir de Elementos da Contemporaneidade
Por Silvio Rossi Filho (Autor), Milena Avelaneda Origuela (Autor), Cinthia Lopes da Silva (Autor).
Em Licere v. 19, n 2, 2016. Da página 260 a 293
Resumo
Este trabalho tem como objetivo analisar uma história em quadrinhos de super-heróis, tendo como finalidade a educação para o lazer a partir de elementos da contemporaneidade no âmbito escolar. As histórias em quadrinhos são ao mesmo tempo arte e produção midiática. Tais histórias podem ser uma opção de atividade de lazer para pessoas de diferentes idades e regiões, sendo fundamental uma ação educativa para que os leitores tenham uma atitude ativa diante das imagens e mensagens dos quadrinhos. Foi realizada revisão de literatura e pesquisa documental, caracterizando este estudo como qualitativo. A análise resultou em cinco temas para serem discutidos na escola, relacionados à contemporaneidade: 1) a compreensão do tempo e a velocidade que ocorrem os fatos na sociedade contemporânea, 2) as novas tecnologias, 3) a construção cultural do corpo 4) o imperialismo cultural e econômico controlado pelos Estados Unidos e 5) a questão dos valores (éticos e morais).