Histórias Infantis e Cultura Corporal: Poetas, Educandos e Educadores em Ad-miração
Por Mariana Gatto Lemos de Souza dos Santos (Autor), Renato Sarti (Autor).
Resumo
O presente trabalho busca socializar a produção de um livro de histórias infantis que se insere no diálogo entre a Educação Infantil e a Cultura Corporal, buscando refletir sobre as potencialidades dialógicas entre poetas, educadores e educandos. A produção se desenvolve em três importantes pontos de partida: os conceitos de Cultura Corporal, as concepções de histórias infantis e os dois conceitos freirianos (diálogo e ad-miração). Emoldurado pelo contexto do Laboratório de Histórias Infantis e Cultura Corporal (LabHIC), o livro conta com três histórias: Marcelinho do Passinho; O diário da avó de Analu: Jongo, Batuque e Caxambu; A Escola de Samba de Analiz. O livro “Os Fusquinhas em ritmos diversos”, atentando-se para o diálogo e a ad-miração na superação dos imperativos instrumentais, parece posicionar educandos, poetas e educadores em comunhão na reflexão sobre as obras e os temas da Cultura Corporal.