Histórias de Vida e de Aprendizagem da Docência de Professores de Um Curso de Licenciatura em Educação Física
Por Zenólia Campos Figueiredo (Autor), Elaine Aparecida Lopes Morais (Autor).
Em Pensar a Prática v. 16, n 1, 2013. Da página 5 a -
Resumo
Busca compreender de que maneira os professores de um curso de licenciatura em educação física constroem suas aprendizagens no currículo de formação. Trata de uma pesquisa com narrativas e histórias de vida dos professores. Utiliza a entrevista individual com temas geradores de reflexões: as origens e as experiências da vida dos professores; o ciclo de vida do professor; as decisões significativas tomadas na docência; as aprendizagens da docência no contexto das perspectivas curriculares de formação. A amostra foi constituída por oito professores. Os resultados favoreceram interpretações em meio aos contextos de: a) ressignificação da docência; b) gerações familiares e processo de escolarização; c) experiências de formação; d) identidades construídas.