Resumo

Embora a Educação Infantil seja caracterizada como interdisciplinar, a literatura nos mostra a deficiência dificuldade da inserção do professor de Educação Física de maneira integrada nesse contexto educativo. Vários são os estudos que apontam a necessidade de intervenções pedagógicas interdisciplinares entre os diversos profissionais que ali atuam a fim de articular os diversos diferentes eixos de conhecimentos nesta etapa da Educação Básica. Neste caminho, as Histórias Vivenciadas, caracterizadas pela realização de movimentos, gestos e brincadeiras, pautadas no enredo de uma história contada, poderia permitir essa articulação, tanto dos profissionais quanto dos campos de experiências, como sugeridos na pela Base Nacional Comum Curricular (2017). Desta forma, esta dissertação tem como objetivo o analisar os limites e possiblidades das Histórias Vivenciadas como recurso interdisciplinar da Educação Física na Educação Infantil. Sendo estas caracterizadas pela realização de movimentos, gestos e brincadeiras, pautadas no enredo de uma história. Ou seja, a história é contada e as crianças a vivenciam corporalmente. Para tanto, essa pesquisa se caracteriza como de natureza qualitativa do tipo Estudo de Caso. A coleta de dados vem sendofoi realizada por meio de observações sistemáticas, com registros em diário de campo, sendo estes captados com câmeras fotográficas e análise de documentos. Participaram desta pesquisa 13 crianças, de cinco anos à cinco anos e seis meses meses à cinco [a1] anos completos, pertencentes ao Centro de Convivência Infantil da Universidade Estadual de Campinas. Estão sendoForam realizados encontros semanais, tanto de planejamento, quanto de intervenção desde o iníciodurante um do semestre. Os resultados obtidos apontam que as Histórias Vivenciadas se apresentam como um recurso que articulou todos os campos de experiências, em todas as sessões, se constituindo assim como uma prática interdisciplinar em todas as sessões. Além disso, integrou professoras de diferentes áreas, Educação Física e Pedagogia no planejamento e na complementariedade das atividades, uma vez que aspectos não abrangidos na proposta de histórias, foram abordados em outros momentos da rotina escolar com a professora da turma.

Disponível em http://www.repositorio.unicamp.br/

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