Resumo

Esta pesquisa, “Hoje a aula não é na quadra: as Tecnologias Digitais na Educação Física Escolar” se apresenta em um cenário de desmotivação discente nas aulas de Educação Física, quando os seus conteúdos são tratados na dimensão conceitual, sendo uma problemática constante no exercício da docência do professor em sua trajetória profissional. As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), cada vez mais presentes em nossa sociedade passa a ser uma possibilidade de inserção no campo Educacional, com a perspectiva de transformar as ações pedagógicas de forma que sejam benéficas para a motivação e melhor aprendizado dos estudantes. O emprego das TDIC pode favorecer os docentes na estruturação de ações docentes inovadoras e colaborativas. Essa investigação tem como objetivo empregar as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação nas aulas de Educação Física. Procurou- se com os objetivos específicos: planejar o percurso didático para aplicação das tecnologias digitais com foco na dimensão conceitual; empregar ferramentas tecnológicas nas aulas de Educação Física no tratamento da dimensão conceitual e descrever a ação pedagógica utilizada no emprego das tecnologias nas aulas. A revisão de literatura sobre as TDIC se apoiou principalmente em Kenski (2012), Moran (2013) e Belloni (2009). Na parte tocante à pedagogia e à Educação Física a construção teórica tomou como referência Darido (2010), Zaballa (1998) e Libâneo (2013). No que concerne ao percurso metodológico, este estudo se apoiou na abordagem qualitativa com objeto de pesquisa do tipo exploratório por meio de relato de experiência. Foram utilizados como instrumentos neste estudo: planos de aula, registro de observação orientado por um roteiro de observação, questionário e artefato digital. Os dados foram apresentados e analisados por meios e procedimentos qualitativos. O lócus da pesquisa foi desenvolvida a partir de uma escola da rede pública de ensino do Distrito Federal durante as aulas do professor de Educação Física, pesquisador deste estudo, em 5 turmas do 7° ano do Ensino Fundamental. As ações pedagógicas envolvendo as tecnologias revelaram uma carência na infraestrutura da escola, mais especificamente na obsolescência de seus computadores, que dificultaram o desenvolvimento principalmente para a utilização da ferramenta Canva. As ferramentas Canva, Kahoot e Google Forms se mostraram benéficas para o aumento da motivação e envolvimento dos estudantes nas atividades sendo indicadas para utilização nas ações didáticas docentes. Os dados obtidos permitem concluir que uma boa infraestrutura e a competência docente em relação ao uso pedagógico das TDIC proporcionam uma maior motivação e qualidade do processo de ensino aprendizagem permitindo o desenvolvimento da aprendizagem colaborativa e de práticas inovadoras.

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