Hoje não vou pra terapia, é dia de ginástica!
Por Laurita Marconi Schiavon . (Autor), Kássia Mitally da Costa Carvalho (Autor), Bruna Locci-Shahateet (Autor), Daniela Bento-Soares (Autor).
Parte de Ginástica e a pessoa com deficiência: reflexões e encaminhamentos práticos . páginas 148 - 167
Resumo
Esse capítulo conta mais uma história sobre a extensão universitária na Faculdade de Educação Física (FEF) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Desta vez, será sobre um processo de aprendizagem da Ginástica para crianças com deficiência. Aprendizagem das crianças, mas, principalmente, nossa, em todo esse caminho permeado por tantas ações de extensão que dão vida e constroem conhecimento na FEF-Unicamp. Dizemos “mais uma história”, pois a FEF/Unicamp tem uma tradição significativa de trabalhos com extensão universitária, pesquisa e ensino. Dos seus 37 anos, completados em 2022, essa instituição apresenta 35 anos de relação profícua entre ensino-pesquisa-extensão, nas quais é possível elencar pesquisas que se tornam extensão e, por sua vez, extensões que oportunizam práticas de ensino, que se tornam pesquisas ou, ainda, que fazem parte das ações de extensão de várias disciplinas curriculares.