Resumo

Tendo Ioga como ciência da educação integral, este estudo partiu da preocupação com a adaptação negativa ao estresse, tão comum ao mundo moderno, e propôs-se a fornecer um método de auto-educação fundamentado no paradigma holístico, abordando a teoria e a prática da Ioga de forma interdisciplinar. Esse método iogaterápico, nomeado holopráxis anti-distresse, caracteriza-se como um conjunto de duas metodologias básicas: a Ayurveda e a Ioga Chikitsa, acrescidas de dois outros métodos complementares, o Feldenkrais e Wa-do. Da metodologia ayurvédica utilizou-se a noção dos biotipos ou doshas físicos: Vata, Pitta e Kapha; e dos doshas mentais: Rajas, Tamas e Sattva. Da Ioga Chikitsa foram utilizados diversos caminhos, como Hatha (Métodos Vinyasa e Suryanamaskar), Tantra (Pavana-Muktasana, Suksma-Vyayama e Ioga Nidra), Mantra (Meditação do Som), Mudra (Dança Espontânea), Bakti, Jnana e Karma (Iogas filosóficas), e Raja Ioga (Yama, Niyama, Asana, Pranayama, Pratyahara, Dharana, Dhyana e Samadhi). Iniciando a holopraxis pelo auto-conhecimento, o estudo teve como objetivos, descrever os níveis de adaptação do organismo humano ao estresse, mediante acompanhamento didático-pedagógico em iogaterapia; e identificar a aprendizagem de técnicas iogaterápicas, que permitem ao praticante utilizá-las preventivamente na correção dos efeitos da adaptação negativa ao estresse. Como parte do estudo, foram coletados dados de oito estudantes através de diversas fichas e testes, como: fichas de anamnese e de avaliação postural, teste Maharishi Ayurveda do tipo de corpo, ficha de auto-avaliação e perfil atitudinal, acompanhamento didático-pedagógico das sessões iogaterápicas, fichas atitudinais e ficha de auto-avaliação final. As alterações positivas foram convalidadas pelo cruzamento dos resultados obtidos nas fichas e testes, e na auto-avaliação final. Como conclusão, verificou-se a validade da holopraxis anti-distresse como um sistema holístico eficaz de educação integral, evidenciando a pertinência da Ioga tanto como medicina preventiva quanto como auto-conhecimento, para o futuro professor de Educação Física, e para seus alunos, do primeiro grau à Universidade.

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