Homem Virtual (Ser Humano Virtual 3D): A Integração da Computação Gráfica, Impressão 3D e Realidade Virtual para Aprendizado de Anatomia, Fisiologia e Fisiopatologia
Por Chao Lung Wen (Autor).
Em Revista de Graduação Usp - Grad+ v. 1, n 1, 2016. Da página 7 a 16
Resumo
O projeto Homem Virtual promove a integração entre o aprendizado da anatomia topográfica e estrutural humana, da fisiologia, da fisiopatologia e de métodos de diagnósticos por imagens por meio do uso de objetos de aprendizagem interativos a partir da utilização de mídias digitais, impressoras 3D, tablets e smartphones. Existem três aspectos de destaque nesta iniciativa: a construção (modelagem de objetos digitais) das estruturas em computação gráfica 3D, utilização de recursos dinâmicos (animações) para explicar o funcionamento dos processos fisiológicos e fisiopatológicos de maneira objetiva e clara e a coordenação educacional para a organização didática dos conteúdos. De um modo geral, os recursos provenientes do projeto Homem Virtual abrem possibilidades inovadoras para aprendizagem uma vez que o seu acervo 3D estimula o estudante a observar e analisar vídeos específicos, a associar imagens com textos de referência, a identificar detalhes significativos nos conteúdos transmitidos, a personalizar objetos anatômicos e, até mesmo, a gerar objetos físicos de peças anatô- micas em três dimensões com qualidade realística, por meio de impressoras 3D. E com a popularização destas, pela primeira vez na história do Brasil, é possível difundir conhecimentos científicos por meio da internet que podem ser produzidos localmente pelos usuários.