Homofobia no futebol brasileiro: uma análise das denúncias do Canarinhos LGBTQ+
Por Cleyton Batista (Autor), Bruno Otávio de Lacerda Abrahão (Autor).
Resumo
O artigo analisa a LGBTfobia no futebol brasileiro, destacando sua persistência como um problema estrutural ligado à performatividade de gênero e à matriz heterossexual dominante no esporte. Utilizando dados do Observatório Canarinhos LGBTQ+ (2020-2023), o estudo revela um aumento nas denúncias, principalmente envolvendo cânticos e xingamentos homofóbicos e transfóbicos nos estádios, perpetrados majoritariamente por torcedores contra outros torcedores. A pesquisa contextualiza essas práticas como mecanismos de reforço da masculinidade hegemônica e da heteronormatividade, funcionando como pedagogias culturais que regulam corpos e comportamentos. Apesar dos avanços discursivos, a LGBTfobia persiste, evidenciando a necessidade de políticas públicas eficazes e mudanças estruturais no futebol. O artigo destaca a importância de iniciativas como o Observatório, que visibilizam o problema e promovem resistência, contribuindo para um esporte mais inclusivo.
Referências
BANDEIRA, Gustavo Andrada. Um currículo de masculinidades nos estádios de futebol. Revista Brasileira de Educação, v. 15, n. 44, p. 342-356, maio/ago. 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/sGpjrnpJmRTqBnT4NjVJtdF/?lang=pt&format=pdf.
BANDEIRA, Gustavo Andrada. Uma História do Torcer no Presente: Elitização, Racismo e Heterossexismo no Currículo de Masculinidade dos Torcedores de Futebol. Editora Appris, 2020.
BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Tradução: Renato Aguiar. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.
CANARINHOS LGBTQ+. 1° Anuário do Observatório de LGBTfobia no Futebol
Brasileiro do Coletivo de Torcidas Canarinhos LGBTQ+. 2021.
CANARINHOS LGBTQ+. Anuário do Observatório da LGBTfobia no futebol do coletivo de torcidas Canarinhos LGBTQ¬+. 2023.
CANARINHOS LGBTQ+. Anuário do Observatório da LGBTfobia no Futebol com dados de 2023. 2024.DAMATTA, Roberto et al. Universo do futebol. Rio de Janeiro: Pinakotheke, 1982.
KRIPKA, Rosana Maria Luvezute; SCHELLER, Morgana; BONOTTO, Danusa de Lara. Pesquisa documental na pesquisa qualitativa: conceitos e caracterização. Revista de investigaciones UNAD, v. 14, n. 1, p. 55-73, 2015.
LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação. Petrópolis: vozes, 1997.
LOURO, Guacira Lopes. O corpo educado: pedagogias da sexualidade. Traduções: Tomaz Tadeu da Silva. 2ª Edição. Autêntica. Belo Horizonte, 2000.
LOURO, Guacira Lopes. Um corpo estranho: ensaios sobre sexualidade e a teoria Queer. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
SEFFNER, Fernando; BANDEIRA, Gustavo Andrada. Futebol, gênero, masculinidade e homofobia: um jogo dentro do jogo. Espaço Plural, ano XIV, n. 29, p. 246-270, jul./dez. 2013. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/4459/445944242012.pdf.