Resumo

2020-08-07

As reuniões de Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPC) fazem parte de uma modalidade de formação continuada em serviço. A HTPC tem o objetivo de reunir os professores de uma unidade escolar, para a realização de discussões sobre a aprendizagem dos alunos, a elaboração de planejamentos de aula coletivas e, principalmente, a formação continuada. No entanto, dadas as observações empíricas do pesquisador, realizadas ao longo de 13 anos de participação em HTPC, e também as conversas que tivera com colegas professores durante esse período, o que se pôde observar foi um distanciamento das necessidades formativas do professor de Educação Física e a formação continuada oferecida nessas reuniões, cujo foco principal frequentemente recaía sobre questões burocráticas administrativas e estudos envolvendo a leitura, escrita e aprendizagem da matemática. Diante dessas observações, indaga-se: as reuniões de HTPC correspondem às necessidades e expectativas de formação continuada dos professores de Educação Física? Diante do exposto, esta pesquisa tem como objetivo geral analisar as reuniões de HTPC, destacando suas contribuições e fragilidades em relação ao processo de formação continuada em serviço oferecido ao professor de Educação Física, em escolas públicas da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e da Rede Estadual de Ensino de São Paulo. Para tanto, realizou-se uma revisão bibliográfica sobre o tema, buscando-se: a) os percursos e percalços da formação continuada; b) As mudanças históricas da Educação Física e o impacto nas práticas docentes; c) Formação continuada para professores de Educação Física e d) a Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo. A coleta de dados ocorreu por meio de um questionário digital, elaborado no Google Formulário, além de uma entrevista semiestruturada, e teve participação de 69 professores que responderam ao questionário, e 5 entrevistados. Os dados foram interpretados pela análise de conteúdo, sendo possível identificar a perspectiva dos professores de Educação Física a respeito da HTPC. Constatou-se que a HTPC é considerada pelos professores de Educação Física como um momento importante para o processo de formação continuada, muito embora as atividades desenvolvidas nesses encontros careçam de valorização da prática pedagógica e da troca de experiências entre os docentes, no processo de construção de conhecimentos. Constatou-se ainda que a participação dos professores de Educação Física nestas reuniões não se dá de forma efetiva, limitando-se a exposições e impressões pessoais sobre as temáticas abordadas. A Educação Física, portanto, é pouco contemplada nas discussões e processos formativos oferecidos em HTPC, sendo requisitada somente em eventos e festas das escolas, não havendo espaço para formações específicas aos profissionais da área. Por fim, pode-se concluir que as reuniões de HTPC apresentam-se como um espaço potencial para a implementação de tendências atuais da formação continuada de professores, havendo interesse dos docentes de Educação Física em participar efetivamente desses encontros, por meio da formação colaborativa na construção e no fortalecimento da identidade docente e da valorização dos saberes desses profissionais, ao assumirem-se como atores e autores de sua própria formação continuada.

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